1 • Lavar as mãos é indispensável
Antes de manusear os alimentos, é necessário higienizar as mãos com sabonete, esfregando o dorso, as unhas e entre os dedos durante 20 segundos. Da mesma forma, as superfícies, como bancadas e pias, os utensílios e os eletrodomésticos que entrarão em contato com os alimentos também devem ser limpos antes e após a utilização.

2 • Preste atenção nas embalagens
Se possível, faça a limpeza logo ao chegar do mercado, para evitar que vírus e bactérias se espalhem pela sua casa. As comidas que serão guardadas nas próprias embalagens, como pacotes ou latas, podem ser limpas com um pano umedecido em álcool 70%.

3 • Hora de higienizar os alimentos
No caso de folhosos, comece retirando as folhas estragadas e machucadas. Depois, em água corrente, limpe as verduras folha por folha, e as frutas e legumes um a um. A medida é importante para remover bem a sujeira aparente.

4 • Utilize uma solução clorada
Para garantir que a higienização seja eficiente, coloque os alimentos de origem vegetal que serão consumidos crus de molho por 10-15 minutos em solução clorada. Para fazer a solução é fácil: utilize 1 colher (sopa) de água sanitária comum (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. Em seguida, enxágue bem com água corrente e escorra. Para alimentos que serão cozidos, não é necessário utilizar a solução, pois a etapa de eliminação das bactérias vai ocorrer devido à alta temperatura do cozimento.

5 • Garanta a qualidade por mais tempo Depois da higienização feita corretamente, procure armazenar os alimentos que não foram consumidos na hora em potes com tampa na geladeira. Isso auxilia a aumentar a durabilidade e você ainda ganha tempo no preparo das refeições.

Fonte: Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP)

No Article rating
0 Reviews
O QUE VOCÊ ACHOU DA NEWS?
  1. AMEI
  2. GOSTEI
  3. Ok
  4. PODE MELHORAR
  5. NÃO GOSTEI