A boa oratória é muito importante para quem quer ter sucesso na argumentação junto aos clientes.
Três dicas para falar bonito:
1. Tenha definição clara do objetivo da sua fala.
Não adianta sair falando se não estudou antes sobre o produto, se não conhece todas as suas aplicações. Busque paralelos entre o equipamento e a realidade do cliente. Ensaie (Sim!) o que vai falar sobre cada solução STIHL para conseguir realizar todas as ênfases necessárias, tornando cada venda inesquecível.
2. Se você usar só a razão, falará para as paredes
Para impactar o público que chega na loja, falando com confiança e persuasão, você precisa aprender a passar emoção em suas palavras, tom de voz e gestos. Mais do que simplesmente falar, é o poder de tocar o coração e a alma das pessoas. Pense no uso do produto, na realidade do cliente, impossível não trazer no discurso algo que impacte quem está procurando uma solução para o seu negócio ou casa.
3. Inspire-se na “voz musical” da jornalista Sandra Annenberg.
A entonação tão característica, especialmente dos programas de jornalismo mais leves, conquista telespectadores de Norte a Sul do Brasil. Esse tipo de inflexão vocal é a mesma utilizada, por exemplo, pelas aeromoças, quando dão as orientações antes de o avião decolar. O objetivo delas é captar a atenção para informar, ao mesmo tempo que tranquilizam e mostram-se acessíveis para qualquer necessidade dos passageiros. O mesmo pode valer na hora de argumentar sobre o uso de um equipamento ou serviço. Transmita sabedoria e confiança, coloque-se à disposição do cliente.
Fonte: baseado no trabalho do prof. Ronaldo Laux, criador da Academia de Comunicadores e Oratória Fora da Caixa, instagram: @ronaldolaux