1. PREVEJA O CENÁRIO
Primeiramente, faça um levantamento das despesas previstas para os próximos três meses, separando os valores de acordo com o tipo de despesa. Seu planejamento financeiro pode contar também com orçamento, normalmente utilizado com uma previsibilidade de 12 meses.
2. ANALISE SUAS DESPESAS
Observe que ao conhecer as despesas a serem pagas nos próximos meses, você encontrará mais facilidade para definir as ações corretivas, priorizando as despesas com maior impacto nos negócios e que sejam passíveis de negociação.
3. AJUSTE GASTOS
Caso ocorra uma redução no faturamento, é preciso ajustar as despesas de acordo com essa situação, tomando as seguintes providências:
• negocie com os fornecedores um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos;
• se tiver dívidas com alguma instituição financeira, procure renegociar para também aumentar o prazo de pagamento, adequando o valor pago por mês ao seu faturamento;
• evite fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios.
4. BUSQUE FORMAS ALTERNATIVAS DE FATURAMENTO
Também é hora de colocar ainda mais foco para aumentar as vendas: • faça promoção de produtos que estão há mais tempo em estoque;
• diversifique e amplie as formas de pagamento;
• implemente estratégias de divulgação dos seus produtos por meio do marketing digital: Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.
5. ATENTE AO FLUXO DE CAIXA
Realize a gestão do fluxo de caixa da empresa, considerando as receitas e despesas previstas para não correr o risco de ficar sem dinheiro para pagar os seus compromissos.
Você pode utilizar um modelo de planilha de fluxo de caixa disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae.