Você tem uma carreira de destaque internacional. Que dica daria para outras pessoas que também desejam alcançar o sucesso, não só nas pistas, mas também na área empresarial?
Acho que o sucesso é a consequência do nível com que você cumpre seus próprios objetivos. É importante traçar metas para se motivar ao longo da carreira e ir alcançando cada uma sempre que possível. Uma outra dica importante que daria é para as pessoas tentarem mostrar sempre quem elas são de verdade, sem medo das críticas. Será dessa forma que os outros vão conhecer o seu talento e a sua capacidade.
O que é mais difícil: começar ou manter uma trajetória de conquistas?
No esporte profissional de alto nível, seja em qualquer modalidade, é muito difícil você conseguir conquistas. E manter essa regularidade de vitórias e recordes é ainda mais desafiador, por isso que os grandes atletas devem ser valorizados, em todas as categorias. No dia a dia dos brasileiros com outras profissões, também acredito que funcione de forma semelhante. Os obstáculos não param e precisamos vencê-los constantemente.
Você tem pai e irmão também famosos (Cacá é irmão do igualmente piloto de Stock Car Popó Bueno, e ambos são filhos do locutor e apresentador de televisão Galvão Bueno).
Qual foi a principal lição passada de pai para filhos?
Eu acho que a principal lição que eu recebi do meu pai nesses anos todos é fazer tudo com o maior profissionalismo possível. Ele é assim até hoje na TV, durante as transmissões e nos programas, mesmo depois de tanto tempo de experiência. Galvão busca o seu melhor sempre nas telas, enquanto eu e o Popó também fazemos isso nas pistas. É essa dedicação que também pretendo passar para os meus filhos.
Muitas lojas da STIHL são empresas familiares, com as dificuldades e também as vantagens desse modelo de negócio. Na sua opinião, o que é mais importante para vencer em família?
Nas pistas a gente costuma dizer que o automobilismo é o esporte individual mais coletivo de todos. Isso porque a equipe trabalha como um time, com cada integrante focado no box com o objetivo de buscar a melhor performance do carro. Para mim o mais importante para vencer em família é justamente essa união. Na rotina das empresas, sejam familiares ou não, o importante é manter a sinergia do grupo, com muita conexão e harmonia entre os profissionais.
Como você se motiva? Recomenda algum método?
Acho que cada piloto ou cada pessoa tem um jeito diferente de se motivar, mas eu costumo ouvir música para me concentrar antes de entrar no carro. Um tipo de conteúdo que costuma incentivar bastante os pilotos é assistir a vídeos do Ayrton Senna no YouTube, mas pode muito bem servir de estímulo para outros profissionais também.
»A gente costuma dizer que o automobilismo é o esporte individual mais coletivo de todos. Isso porque a equipe trabalha como um time.«
Cacá Bueno
DICA DO CACÁ
Senna: O brasileiro. O herói. O campeão. Documentário disponível na Netflix.
»É sem dúvida uma grande obra sobre a carreira dele, que é um ídolo. »