O ex-diretor comercial da STIHL Brasil, Arthur Torelly Franco, faleceu no dia 28 de setembro de 2020. Nascido em Porto Alegre, em 17 de maio de 1941, era formado em Biologia, mas foi na área comercial que fez sua carreira. Tinha dois amores: a música erudita e a STIHL, à qual dedicou 26 anos de sua vida profissional. Entre os inúmeros legados que deixou para a Empresa está o projeto de padronização e organização das lojas. Ele contava que seguia uma premissa de Andreas Stihl, fundador da marca: “Em princípio todas as motosserras são boas. A líder será a que prestar serviços de qualidade ao cliente”. Foi a partir daí que se iniciaram os espaços dedicados separadamente para showroom, assistência técnica e entrega técnica.
Antes de trabalhar na STIHL, atuou na Trilho Otero, importadora responsável por iniciar a comercialização de produtos STIHL no Sul do Brasil no final da década de 60. “Enquanto se estimava um potencial de vendas de 500 máquinas por ano no mercado brasileiro, em março de 1972 já eram vendidas 400 máquinas por mês somente no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina”, contou no livro comemorativo aos 40 anos da marca no Brasil.
Cativado pela música clássica desde a infância, soube encontrar espaço em sua agenda de homem de negócios para pesquisar incansavelmente a vida e obra do compositor Richard Wagner. Participou de várias edições do principal evento relacionado a ele, que acontece em Bayreuth, na Alemanha, com performances de óperas e dramas musicais de Wagner, e possuía um dos maiores acervos bibliográficos do Brasil sobre o gênio da ópera alemã. Faleceu aos 79 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), em Florianópolis, Santa Catarina, e deixou os filhos Luciana, Arthur, Alberto e Carlos, além de muitos amigos e um eterno legado à marca STIHL no Brasil.
»Seu Arthur foi um ser humano de grande valor, caráter e integridade, que nos permitiu compartilhar do seu convívio por 26 anos na STIHL, de 1975 até 2001. Querido, admirado e respeitado colega, contribuiu para que a marca iniciasse sua liderança e supremacia no mercado brasileiro, de Norte a Sul do País.«
Romário Britto, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da STIHL
»Seu Arthur sempre foi uma fonte de inspiração, cultura e sabedoria. Escutá-lo falando sobre história, viagens, desenvolvimento da STIHL no Brasil, e claro, sobre música clássica, era um privilégio que jamais esquecerei. Na Empresa, para mim, o via como a própria personificação da cultura e do jeito de ser STIHL.«
Henésio Stumpf, proprietário da concessionária elite Rota da Serra, em Taquara (RS)
»O pai era trineto do primeiro governador do Estado do Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos, católico, torcedor do Sport Club Internacional, serviu a Infantaria do CPOR*, era formado em Biologia pela PUC-RS, mas fez sua carreira na área comercial. Antes de sua aposentadoria, desbravou este Brasil visitando mais de mil lugares. O amor pela música o fez viajar para Viena, Berlim, Moscou, São Petersburgo, Munique, Stuttgart, Barcelona e Nova York, sendo frequentador assíduo das casas de óperas e salas de concerto dessas metrópoles. Escreveu o livro ‘Adágio, Crônica dos Bastidores da Música Erudita’ e foi palestrante convidado para abrir recitais sobre canções de Wagner no Centro Municipal de Cultura de São Paulo (SP), no Teatro do Instituto Goethe e no Foyer do Theatro São Pedro, ambos em Porto Alegre (RS). Nesses últimos anos, passou a pesquisar a vida e obra de Friedrich Nietzsche, sendo docente na área da música erudita.«
Luciana Franco, filha de Arthur Torelly Franco
* Centro de Preparação de Oficiais da Reserva