Desde a pesquisa de mercado até a liberação de um produto para ser vendido nas lojas existe um longo caminho a ser percorrido por diversos setores envolvidos na STIHL. Os consultores de produto Huesle Marcos, Everton Pezzi e Diego Maldonado Flores, da equipe de Marketing de Produtos e Serviços, resumem esse grandioso processo em cinco etapas.
» Por meio de pesquisas e análises mercadológicas, identificamos uma oportunidade de produto em potencial. «
Huesle Marcos,
Consultor de Produto da STIHL
1. Análises de viabilidade:
Uma das etapas mais importantes, pois envolve entender o que os mercados florestal, jardinagem, limpeza e conservação, construção civil e agropecuária precisam, por meio de pesquisas e análises mercadológicas, financeira e legal, e então identificar uma oportunidade de produto em potencial. Por meio de teste de campo com amostras são coletadas as opiniões dos usuários, é tomada a decisão de viabilidade e planejada a inserção no mercado brasileiro.
2. Formalização do lançamento e fluxo de cadastro:
Quando aprovada a concepção de um novo produto, inicia-se um trabalho em conjunto com diversos departamentos, como: administrativo-financeiro, controladoria, fábrica, engenharia, inteligência de mercado, vendas, qualidade, importação, jurídico, compras, planejamento, entre outras. O objetivo é a criação e o cadastro dos códigos envolvidos nos produtos, além de garantir que o produto tenha certificação conforme as legislações brasileiras.
» Garantimos que todo produto tenha certificação conforme as legislações brasileiras. «
Everton Pezzi,
Consultor de Produto da STIHL
3. Comunicação e pós-vendas:
A terceira etapa envolve a estratégia de lançamento do produto com reuniões entre as agências de publicidade e a equipe de comunicação da STIHL. Neste momento são definidos o conceito e os materiais a serem produzidos, como fotos e vídeos. Juntamente com o time de pós-vendas é realizada a revisão de manuais de manutenção com todas as informações técnicas que serão disponibilizadas para a rede.
4. Liberação final e lançamento:
Esta fase inclui precificação, revisão dos materiais e peças de reposição. Também é feita a inspeção do primeiro lote pelas áreas de logística e qualidade, e é realizado o alinhamento de informações junto com o departamento de qualificação. Após tudo isso, a liberação do produto é finalizada através do lançamento do produto.
» São os pontos de venda espalhados por todo o Brasil que fazem tudo acontecer junto ao cliente final. «
Diego Maldonado Flores,
Consultor de Produto da STIHL
5. Produto no ponto de venda:
Todo o caminho percorrido até aqui só é efetivado na rede STIHL. São os pontos de venda espalhados por todo o Brasil que fazem tudo acontecer junto ao cliente final.