Por um futuro melhor
Crescer com sustentabilidade sempre foi um norte para a STIHL. Com o objetivo de intensificar o seu compromisso e dar às atividades atuais um rumo ainda mais estratégico, o Grupo STIHL lançou a primeira edição do seu Relatório de Sustentabilidade.
O tema é uma responsabilidade da Empresa para com todos os stakeholders*, além de ser um assunto cada vez mais latente numa perspectiva global. Essas novas metas estabelecidas vão conduzir toda a STIHL para um caminho que contribua para um impacto positivo na sociedade e continue facilitando o trabalho das pessoas na natureza.
Essas novas metas estabelecidas vão nortear toda a Empresa para um caminho que contribua para um impacto positivo na sociedade e continue facilitando o trabalho das pessoas na natureza.
A sustentabilidade também não está relacionada apenas com o meio ambiente, mas com igualdade de oportunidades, a promoção da diversidade e um mundo mais justo.
*Stakeholders: partes interessadas dentro de uma empresa (funcionários, fornecedores, clientes, comunidade, etc.)
Quais são as práticas sustentáveis que você tem aplicado na sua loja?
Confira aqui o Relatório de Sustentabilidade na íntegra
Mitos e verdades sobre sustentabilidade
QUANDO FALAMOS EM SUSTENTABILIDADE
ESTAMOS NOS REFERINDO AO MEIO AMBIENTE
MITO – A sustentabilidade vai além da preocupação com a natureza. O conceito contempla três pilares: social, ambiental e econômico. Ou seja, para ser sustentável, uma empresa deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.
A STIHL ESTÁ COMPRANDO
CRÉDITOS DE CARBONO
VERDADE – Até o final do ano a STIHL Brasil neutralizará por completo suas emissões de dióxido de carbono CO, através da aquisição de créditos de carbono. O movimento está alinhado à estratégia global do Grupo, que em 2020 anunciou a sua busca pela neutralidade climática, ou seja, reduzir e compensar a emissãode CO.
DIVERSIDADE NÃO TEM NADA A
VER COM SUSTENTABILIDADE
MITO – Como sustentabilidade também inclui o pilar social, a diversidade tem – e muito – a ver com o tema.
Um negócio sustentável a longo prazo precisa, necessariamente, contar com uma política de inclusãoe equidade.
AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE SÃO COLETIVAS
MITO – A sustentabilidade vai além da preocupação com a natureza. O conceito contempla três pilares: social, ambiental e econômico. Ou seja, para ser sustentável, uma empresa deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.
“A Sustentabilidade é uma maratona”
Confira a entrevista com Dr. Michael Prochaska, membro do Conselho Executivo da STIHL AG para Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos, e Martin Schwarz, membro do Conselho Executivo da STIHL AG para Fabricação e Materiais.
A STIHL NOMEOU UM VICE-PRESIDENTE DE
SUSTENTABILIDADE PARA COORDENAR TUDO
RELACIONADO À SUSTENTABILIDADE.
O QUE INSPIROU ESTA AÇÃO?
DR. PROCHASKA – A natureza e o meio ambiente são duas coisas às quais a STIHL está ligada permanentemente. Nós já fizemos muito na STIHL para promover a sustentabilidade, mas as atividades não foram suficientemente coordenadas dentro do Grupo STIHL e do Conselho Executivo. Por isso queríamos concluir o que estava pendente e dar um rumo estratégico a tudo isso. Isso também significa definir as áreas que desejamos enfatizar e especificar as atividades que não iremos mais promover ou incentivar de agora em diante.
SCHWARZ – Nós, nossos clientes, nossos funcionários e a sociedade estamos sempre estabelecendo níveis mais altos – e com razão. A pandemia também nos mostrou a importância de cadeias de abastecimento sustentáveis e resilientes em todos os aspectos.
O QUE VOCÊS PRETENDEM ALCANÇAR ATRAVÉS DA NOVA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE?
SCHWARZ – Nós continuaremos a incorporar, avaliar e priorizar novos tópicos além dos projetos já existentes. A estratégia da sustentabilidade é uma fonte de orientação e direção nesse sentido. Dessa forma, iremos além de simplesmente aperfeiçoar nossos produtos e processos e ajudaremos toda a STIHL a avançar e fortalecer nossa capacidade competitiva.
DR. PROCHASKA – Nós definimos três áreas focais estratégicas – ecossistemas, economia circular e cuidado –, nas quais estabelecemos metas ambiciosas para o período entre o momento atual e 2030. Nosso objetivo ao fazer isso é atingir neutralidade climática e nos tornarmos mais justos e mais eficientes em matéria de recursos. Através disso tudo, estamos concentrados em alcançar um equilíbrio entre três elementos: Pessoas,Planeta e Lucratividade.
QUAIS DESAFIOS VOCÊS VEEM QUANTO à QUESTÃO DE IMPLEMENTAR A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE?
SCHWARZ – A sustentabilidade se relaciona com todos os processos e produtos, assim como com a organização como um todo. Nós queremos uma sustentabilidade verdadeira. Isso significa que implantaremos critérios sustentáveis em todos os processos de tomada de decisões. Vamos incorporar aspectos de sustentabilidade de modo ainda mais forte a tudo o que fizermos a partir de agora, seja na aquisição de novos equipamentos, na ampliação de prédios, na concessão de novos contratos aos fornecedores ou no desenvolvimento de novos produtos. Fazer isso custará dinheiro, é óbvio, mas será recompensador no longo prazo. Aumentar a eficiência energética, por exemplo, inicialmente significa uma despesa, mas além de simplesmente reduzir as emissões de carbono, isso também nos ajuda a poupar custos energéticos no longo prazo.
DR. PROCHASKA – Nós também queremos iniciar uma transformação cultural dentro do Grupo e motivar os colaboradores da STIHL quanto à sustentabilidade. Para isso, precisamos de modelos. Os integrantes do conselho Executivo precisam simbolizar um novo espírito, assim como todos na alta diretoria. A sustentabilidade é uma maratona, não uma corrida de pequena distância. Nós não devemos nos contentar com as vitórias alcançadas. Em vez disso, precisamos continuar aprendendo enquanto avançamos e continuar estabelecendo novos objetivos para nós mesmos.
A ESTRATÉGIA FOI DEFINIDA. QUAL É O PRÓXIMO PASSO?
SCHWARZ – Nós continuaremos a implementação consistente e sistemática de nossos atuais projetos de neutralidade climática, cadeias de abastecimento sustentáveis e proteção da biodiversidade. Até 2023, pretendemos ter metas específicas em vigor para as fábricas e subsidiárias de vendas da STIHL.
DR. PROCHASKA – Estamos adotando uma abordagem de implementação passo a passo. Nossa estratégia de sustentabilidade ajuda a impedir que fiquemos engessados no processo. A tarefa para todos é ser transparente e comunicar nossas metas de sustentabilidade tanto dentro quanto fora do Grupo STIHL. A STIHL é uma empresa familiar que pensa em termos de gerações em vez de trimestres. A sustentabilidade já está em nosso DNA. Essa visão e antevisão são os fatores que guiam nossas ações.
Três perguntas para Raul Kriedte
O Gerente de Qualificação e Projetos Socioambientais da STIHL reforça a importância do tema sustentabilidade.
Por que a STIHL tem uma gerência de projetos socioambientais?
Raul Kriedte – A STIHL, além de ser comprometida com as questões ambientais e sociais em seus valores e missão, está também imbuída das premissas e diretrizes mundiais de ações que levarão nosso planeta a um futuro melhor do que vínhamos ‘plantando’, ou seja, com uma nova conscientização e atitude, vamos proporcionar potencial melhores condições de vida para as próximas gerações.
A proposta de atribuir o escopo de Projetos Socioambientais à gerência de Qualificação está ligada ao conceito de que esta abordagem deve ser ampla em termos de Brasil e uma atividade que trabalha a percepção da marca, assim como acontece com a iniciativa de sucesso no norte do país junto à floresta Amazônica (o Ariocá Pruanã).
É gratificante ver tudo o que já construímos e ainda vislumbrar um horizonte de oportunidades. Desde a fundação, o Sr. Stihl declarou que facilitar a vida das pessoas e contribuir com a natureza seriam o nosso propósito, e assim vamos dar continuidade.
Que projetos em andamento você destaca?
Raul – Em relação a projetos externos, é ímpar o resultado alcançado junto à Reserva Extrativista Ariocá Pruanã (PA), em conjunto com o IFT – Instituto Floresta Tropical, parceiro STIHL há muitos anos, o qual já divulgamos na revista Conexão. Outro projeto de relevância socioambiental que trabalhamos é fruto da parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em que temos dois pilares para a sustentação do conceito: um deles é o Programa Pró-Florescer, que forma jovens em condição de vulnerabilidade para estarem qualificados e prontos para o mercado de trabalho, e o outro é o suporte à manutenção de toda a área ambiental do local.
Junto à PUC/RS há um projeto de conservação no município de São Francisco de Paula, região serrana do Rio Grande do Sul, que visa proporcionar ambiente de pesquisa científica e proteção da fauna e flora com especial atenção à espécie de pinheiros Araucária, salientando que a área envolvida foi uma doação da Fundação Eva Mayr-Stihl em 1996. E estamos avaliando junto a parceiros e Matriz a efetivação de novos projetos, ampliando o escopo e área de atuação da STIHL.
Quais os principais desafios atualmente?
Raul – Para falar de desafios, focando em sustentabilidade, é preciso desdobrar as premissas, os requisitos e os programas de tratamento deste tema, isso porque tudo isto passa por um aspecto que vai além da organização, da tecnologia, dos investimentos e da complexidade envolvida. Refiro-me à ‘consciência e atitude’ das pessoas, de todos nós! Sim, pois uma vez que estejamos conscientes da relevância e do nosso papel, nossa atitude passa a contar muito neste macro desafio. O simples fato de termos disciplina na destinação de resíduos já tem impacto significativo, e uma vez que ‘todos’ estejam engajados na proposta, os resultados aparecerão a curto prazo.
6 DICAS PARA VOCÊ TER UMA EMPRESA MAIS SUSTENTÁVEL
Apoiar instituições que atendem pessoas em situaçãode vulnerabilidade social
Preocupar-se com a saúde e o bem-estar de sua equipe.
Dar oportunidades de trabalho que promovam a igualdade de gênero e repudiar todas as formas de violência.
Evitar o desperdício de recursos de água, luz e papel.
Procurar formas de energia limpa, como sistema de energia solar.
Pensar no desenvolvimento da sua equipe.
Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aqui.
FIQUE LIGADO
Confira ações que você pode lembrar ao público ou mesmo colocar em prática
Descarte de Resíduos
O seu estabelecimento faz o descarte correto de resíduos? Instrua a equipe, pense no todo e faça a sua parte.
Produtos a Bateria
Os clientes tradicionais já conhecem bem a linha de produtos a combustão da STIHL. Destaque também os diferenciais dos modelos a bateria. É uma importante tecnologia para o futuro.
Reciclagem
A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) é a entidade gestora da qual a STIHL é associada para logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, embalagens e baterias.