A sustentabilidade está no DNA da STIHL, e não faltam iniciativas da Empresa nessa área, contribuindo para um impacto positivo junto às novas gerações.
Ao longo de sua história, a STIHL tem demonstrado um forte compromisso com a sustentabilidade, implementando diversas iniciativas para reduzir seu impacto ambiental e promover práticas responsáveis.
Dois projetos na fábrica brasileira, em São Leopoldo (RS), se destacaram recentemente por esse movimento.
Um deles é O “Reúso de Efluente STIHL”, iniciado em 2019 com o principal objetivo de diminuir a dependência do processo produtivo da empresa do abastecimento público de água potável, economizando recursos naturais e financeiros.
A utilização de uma tecnologia inovadora, resultado de um investimento de R$ 4 milhões, gerará um reaproveitamento mínimo de 50% de tudo que será tratado. A novidade foi inaugurada no dia 26 de março, data próxima ao Dia da Água, celebrado em 22 do mesmo mês.
“Este projeto passou por diversas etapas para validação da viabilidade técnica, inclusive foram visitadas algumas indústrias pelo Brasil que já praticam o reúso em seus processos para benchmarking.
O resultado do nosso projeto foi desenvolvido dentro de um modelo de modularidade, que garante facilidade para futuras ampliações de capacidade. A água tratada será potável e abastecerá as etapas do processo produtivo que utilizam grandes volumes de água com qualidade nobre”, ressalta o Presidente da STIHL, Cláudio Guenther.


Usina fotovoltaica
Outro exemplo em prol da sustentabilidade foi a inauguração de uma das maiores usinas fotovoltaicas de telhado do Brasil no prédio 43 da fábrica, onde fica o Centro de Distribuição e áreas administrativas. São, ao todo, mais de 2,1 mil painéis instalados na cobertura, tornando a edificação autossuficiente, ou seja, produz toda a energia que consome ao longo do ano.
“O investimento faz parte do compromisso da STIHL em neutralizar emissões de carbono, aumentar a eficiência energética, consumir apenas energia limpa, além de produzir o máximo possível em sua sede.
Os investimentos da STIHL estão sempre alinhados com conceitos de sustentabilidade e inovação focados na competitividade da empresa no mercado global. Dessa forma, seguiremos destinando esforços para aumentar a capacidade de produção de energia limpa na fábrica de São Leopoldo”, afirma o Presidente da STIHL, Cláudio Guenther.

