Segundo levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a Synapse Business Consulting, a atividade de limpeza profissional movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano. Nesta entrevista, o Presidente da Abralimp fala sobre o ótimo momento do setor.

O setor de limpeza de forma geral está com um desempenho muito positivo. Como o senhor avalia esse cenário?
O ano de 2021 está sendo impactado positivamente para o setor de limpeza profissional pela retomada da economia. Estima-se que a atividade de limpeza profissional movimente mais de R$ 100 bilhões ao ano e conte com mais de 63 mil empresas, segundo dados levantados pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a Synapse Business Consulting, que traz um retrato do setor de limpeza profissional. A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reforça junto ao mercado o conceito de que limpeza está diretamente relacionada à saúde e qualidade de vida das pessoas, principalmente. Dados levantados pela ISSA – The Worldwide Cleaning Industry Association –, entidade norte-americana parceira da Abralimp, indicam que uma limpeza eficiente pode reduzir até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, como o da gripe. O estudo também constata que um ambiente coletivo limpo, como o de escolas, reduz a incidência de doenças respiratórias (24%), de idas ao médico (34%) e de uso de antibióticos (24%), influenciando também na redução do índice de absenteísmo (46%).

Especialmente no segmento de aspiradores de pós e líquidos, qual expectativa?

Esse é um setor fundamental dentro do mercado de limpeza profissional, com equipamentos que visam aumentar a eficiência e produtividade da ação de limpeza. O crescimento desse segmento específico acompanha o mercado de limpeza profissional como um todo, de forma positiva, uma vez que nosso setor ganha relevância, principalmente por conta de promover a saúde e o bemestar da população.

Como é o perfil de consumidor do setor de limpeza?

Atualmente, profissionais de todos os setores da economia se preocupam com a promoção da saúde e o do bem-estar das pessoas que frequentam os mais diversos recintos, sejam hospitais, hotéis, instituições de ensino, transportes públicos, escritórios, shoppings, aeroportos, varejo e muitos outros. E a limpeza profissional é um importante protagonista nessa ação, uma vez que a higienização realizada com a frequência, os processos, os produtos e os equipamentos adequados tem a finalidade de promover a saúde nos diversos ambientes. Além disso, as empresas também já veem na limpeza profissional uma solução mais sustentável, que promove a redução do consumo de água e energia, menor geração de resíduos e aumento da eficiência no processo de higienização, com redução do tempo e de mão de obra. Já o consumidor final, preocupado em manter a higienização do lar e do local de trabalho, tem cada vez mais enxergado valor agregado nos produtos químicos, máquinas, equipamentos e descartáveis de limpeza profissional, no sentido de garantir maior eficiência e qualidade na higienização de superfícies.

» Um ambiente coletivo limpo, como o de escolas, reduz a incidência de doenças respiratórias (24%), de idas ao médico (34%), de uso de antibióticos (24%), influenciando também na redução do índice de absenteísmo (46%). «

Na sua opinião, o que é mais importante para ter sucesso no segmento de limpeza?

Acredito que em qualquer segmento é necessário ter uma postura positiva e resiliente, mesmo diante das adversidades, para alcançar o êxito. De forma geral, para ter sucesso, precisamos trabalhar com três objetivos. Primeiro, é necessário ter uma mentalidade aberta e disposta a mudanças. Segundo, é preciso ter uma boa estratégia de negócios. E terceiro, é necessário executar essa estratégia com foco e dedicação para alcançar as metas.

Dica de livros
O Presidente da Abralimp sugere os livros “Princípios de gestão para uma empresa de higiene e limpeza”, da Abralimp, e “Oportunidades Brilhantes em Momentos Difíceis”, que aborda as situações complexas e as oportunidades que surgiram no setor de Limpeza Profissional no Brasil com a pandemia do coronavírus. Drake também indica o Manual de Processos – Gerenciamento de Higiene e Limpeza em Ambientes Internos e Externos, considerado referência para treinamentos de equipes de limpeza. O manual pode ser acessado no portal www.abralimp.org.br e também adquirido diretamente na Associação.

+ Siga:

/abralimp

No Article rating
0 Reviews
O QUE VOCÊ ACHOU DA NEWS?
  1. AMEI
  2. GOSTEI
  3. Ok
  4. PODE MELHORAR
  5. NÃO GOSTEI