A música, seja ela qual for, sempre irá provocar algum tipo de emoção: nostalgia, angústia, pressa, bem estar, agito, etc. Para escolher a trilha sonora do seu ponto de venda, o primeiro passo é pensar que tipo de sentimento você quer gerar.
Aderência ao público
É fundamental que a música esteja alinhada com o público-alvo da loja. Determinados gêneros musicais combinam mais com marcas de artigos esportivos, assim como alguns estilos costumam fazer mais sucesso em certas regiões do Brasil.
Atenção ao volume:
Evite volume muito alto, prejudicando a conversa entre as pessoas – principalmente do vendedor com os consumidores.
Instrumental ou com letra?
Qualquer música com letra em português naturalmente faz com que o cérebro do brasileiro decodifique o que está ouvindo. Portanto, leve isso em consideração na hora da escolha. Você quer que o visitante preste atenção na canção ou que ela seja apenas um complemento ao ambiente?
Não é só música
Verifique a acústica da loja. Se o ponto de venda fica numa avenida com muito trânsito e as portas costumam ficar abertas, a música ficará “disputando” com o som ambiente e irá acabar gerando mais ruído.
Fonte: Kiko Ferraz, Produtor de som, locutor e professor da PUC-RS.