O mercado de licitações é enorme e ainda pouco aproveitado pelos empreendedores. Segundo uma pesquisa do Sebrae de São Paulo, apenas 11% das empresas em atividade já venderam para órgãos públicos. Entender como acompanhar os editais e começar a ofertar para o setor pode aumentar substancialmente o faturamento das lojas. Esses órgãos precisam de tudo, inclusive ferramentas motorizadas portáteis, e a modalidade mais popular para comprar itens é o pregão eletrônico – obrigatório para licitações que envolvem verba do Governo Federal, por exemplo.
Com a digitalização do processo, empresas de todo o País podem participar, incluindo as de micro e pequeno portes. “Existe a ilusão de que apenas grandes corporações podem ser fornecedoras do Estado, isso não é verdade. A legislação favorece os menores, que podem ter uma ótima oportunidade de potencializarem seus negócios”, comenta Fernando Salla, CEO da Effecti, empresa especializada em desenvolver automação para fornecedores participantes de licitação.
Onde acompanhar licitações
“O primeiro passo para participar de um edital é saber onde acompanhar as licitações que estão abertas, para isso é possível acompanhar sites de compra do governo ou usar ferramentas que automatizam esse processo”, explica Fernando. Ele sugere algumas dessas ferramentas.
COMPRASNET
Site que reúne as licitações federais.
comprasnet.gov.br
COMPRAS PÚBLICAS
Maior portal independente de licitações do país.
portaldecompraspublicas.com.br
LICITAÇÕES-E
Plataforma do Banco do Brasil.
licitacoes-e.com.br
BOLSA ELETRÔNICA DE COMPRAS DE SP (BECSP)
Portal de compras de São Paulo.
bec.sp.gov.br
LICITAÇÕES CAIXA
Licitações da Caixa Econômica Federal.
licitacoes.caixa.gov.br