A STIHL completou cinco décadas de produção no Brasil, mas a história da marca no país começou antes com a comercialização dos produtos.
A STIHL chegou ao Brasil por volta de 1960, quando o mundo já conhecia com entusiasmo as inovações que a empresa produzia. Representantes da nossa rede iniciaram esta linda história.
KARL KURZ
O alemão Karl Kurz, que morava no Rio de Janeiro, conhecera Andreas Stihl em uma feira de negócios em Hannover, onde se tornaram amigos. Na década de 60, ele começou a vender motosserras da marca para alguns estados do país, tornando-se o primeiro distribuidor STIHL do Brasil.
LOTHAR KRAUSE
Lothar Krause, fundador da loja que leva seu nome e falecido em 2022, começou a vender produtos da marca em Santa Cruz do Sul, representando um grande marco na cidade do interior gaúcho. Muitos moradores nunca tinham visto uma motosserra quando a concessionária promoveu a primeira demonstração do equipamento.
REMOTO
Jayr Pereira de Lima, proprietário da Remoto Comercial de Motores e Peças, foi outra testemunha da evolução da marca em solo brasileiro. Segundo ele, a instalação da fábrica e o investimento em publicidade foram determinantes para ampliar as vendas e iniciar a grande trajetória de sucesso da STIHL no Brasil.
CASA DO PICA PAU
Luiz Höhl, fundador da concessionária Casa do Pica Pau, também foi um dos pioneiros a trabalhar com a marca no país, comercializando máquinas em Goiás, Pará e Mato Grosso. Em pouco tempo, a qualidade STIHL foi se tornando bastante conhecida.
Fonte: Livro STIHL Brasil 40 anos – Sua história faz a nossa história