Primando pela sustentabilidade e melhor qualidade de vida das pessoas, a STIHL estabelece parcerias estratégicas e apoia projetos socioambientais, em total sintonia com a sua cultura corporativa. No Brasil, um desses parceiros é o Instituto Floresta Tropical (IFT) – entidade reconhecida e referência nos conceitos e projetos de manejo florestal sustentável na Amazônia há mais de 20 anos. Por meio do IFT, a STIHL apoia há dois anos o Projeto Arióca Pruanã, implementado junto à respectiva Reserva Extrativista do Programa Fundo Amazônia de mesmo nome, ao sul da Ilha de Marajó (PA). “É uma ação conjunta que desenvolveu, homologou e implementou projetos para colheita e comercialização de madeira e açaí pela comunidade local, através de uma cooperativa também desenvolvida e implementada para administração e operação da própria comunidade. Participar de iniciativas de relevância social e ambiental é algo que gera satisfação, realização e, por que não dizer, orgulho de ser STIHL”, diz o Gerente de Qualificação e Projetos Socioambientais, Raul Kriedte. Além da doação de equipamentos da marca e de uma lancha para auxiliar o trabalho na região, a Empresa incentiva o manejo florestal sustentável e comunitário. Com a chegada da STIHL, cerca de 20 manejadores da reserva já receberam capacitação técnica para manutenção e utilização segura e eficaz das ferramentas, e agora novas oportunidades estão em análise para continuidade ao apoio e desenvolvimento da comunidade.
» Participar desse propósito corporativo e projetos de relevância social e ambiental é algo que gera satisfação, realização e, por que não dizer, orgulho de ser STIHL! «
Raul Kriedte, Gerente de Qualificação e Projetos Socioambientais
Desde 2017 o IFT ,em parceria com o Fundo Amazônia, desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Resex Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação (UC):
Dispõe de uma área de 83.445 hectares onde moram 565 famílias divididas em 27 comunidades que se organizam em SEIS polos comunitários