Nesta entrevista, a engenheira agrônoma responsável técnica pelo Pró-Jardim STIHL fala mais sobre esse curso que está transformando vidas em todo o Brasil. Ela também é consultora de conteúdos técnicos de jardinagem para a marca e explica como esse mercado vem crescendo no país.

O Pró-Jardim STIHL foi vencedor em três categorias do prêmio Top de Marketing ADVB em 2021 e ainda recebeu a distinção Ouro. O que foi mais determinante para tamanho reconhecimento?

O projeto possui uma série de diferenciais que podem ter pesado para o destaque neste prêmio, em que estavam concorrendo inúmeros outros cases interessantes, de marcas tão relevantes quanto a STIHL. Considero que a escolha dos educadores tenha sido um deles. São dez profissionais altamente qualificados e referências nas suas áreas de atuação para ministrar as aulas do Pró-Jardim. Também é preciso enfatizar a forma como o curso foi entregue, superacessível, com vídeos legendados, com riqueza de detalhes em informações e imagens, além das apostilas e materiais de apoio complementares às aulas. Um dos principais desafios na elaboração do conteúdo foi combinar uma linguagem técnica, mas de fácil entendimento aos diferentes públicos.

O curso transforma vidas, sejam jardineiros profissionais ou usuários ocasionais. Como é o retorno dos dois tipos de público?

É maravilhoso quando os jardineiros e amantes da jardinagem nos contam sobre o orgulho em ter um certificado em nome da STIHL. Muitos se emocionam ao contar que fizeram o curso e já estão com suas empresas a todo vapor, conquistando novos clientes e crescendo no meio profissional. Para os jardineiros ocasionais, que cuidam dos próprios jardins e amam aprender sobre os cuidados com as plantas, a qualificação foi uma forma de unir o útil ao agradável,quando, em meio ao isolamento, puderam se reconectar com a natureza, colocando em prática os aprendizados recebidos.Para nós, educadores, o sentimento é de coração cheio, transbordando emoção em poder proporcionar a milhares de pessoas uma oportunidade de capacitação e mostrar mais sobre o belo mundo da jardinagem, bem como as oportunidades desse segmento.

Como você avalia o mercado de jardinagem atualmente?

O mercado de jardinagem está em constante crescimento e evolução, tanto em residências como em espaços privados e áreas públicas, uma vez que a busca pelo belo e pela contemplação do verde é uma das práticas mais comuns em todo o mundo. Em áreas urbanas e também rurais, os jardins representam o cartão de visita dos prédios e casas, por isso sempre buscaremos cuidar das plantas e implementar novas técnicas de poda, de adubação, de rega e assim por diante. O setor cresce em todas “as pontas”, com surgimento de novos fornecedores de plantas, insumos e ainda jardineiros. Uma das “dores” de quem atua no mercado é a falta de jardineiros qualificados, e o Pró-Jardim veio para elevar o nível dos serviços prestados por esses profissionais. Entender sobre as diferentes espécies e seus cuidados é um diferencial para os jardineiros de sucesso, pois há absoluto êxito nos seus trabalhos, executando e mantendo os jardins mais belos e sustentáveis. No Pró-Jardim STIHL, buscamos entregar formas práticas e simples de plantio e composição de paisagens, com a coerência e naturalidade que os jardins merecem.

Quais as maiores oportunidades para alavancar o setor no Brasil?

Acredito que a consolidação de parcerias entre atores/elos locais, em que as forças e oportunidades se unem e somam esforços, na realização de projetos integrados e com alta aceitação nos diferentes espaços. Projetos que integrem a sociedade para a valorização das áreas verdes e conservação de jardins têm potencial para gerar emprego aos jardineiros, paisagistas, proporcionando aumento no consumo de ferramentas profissionais e inúmeros benefícios à população, assim como ao meio ambiente, fauna e flora desses espaços. Por isso, práticas sustentáveis de adubação, irrigação, compostagem e aproveitamento integral de recursos naturais são tão importantes.A prática do paisagismo produtivo também está em alta, em que formamos jardins e áreas de convivência, com plantas não apenas belas e ornamentais, mas comestíveis, como frutíferas, hortaliças, flores e as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), por exemplo.

» Os jardins representam o cartão de visita de prédios e casas, por isso sempre buscaremos cuidar das plantas e implementar
novas técnicas de poda, de adubação, de rega e assim por diante. «

Vânia Chassot

Que dica você daria para a rede STIHL trabalhar ainda melhor com esse segmento?

Seria interessante buscar a valorização dos profissionais que atuam na jardinagem há mais tempo, que têm domínio do conhecimento de práticas de jardinagem, e que muitas vezes podem inspirar e motivar novos jardineiros a iniciarem suas carreiras, mostrando que a profissão é extremamente digna e capaz de gerar renda para famílias em todo país. Este movimento de reconhecimento dos jardineiros “raiz” pode trazer ainda mais valor à marca e daí podem surgir inúmeros projetos em parceria com os pontos de venda de todo o Brasil.

Você tem alguma sugestão de livro para a rede STIHL aprimorar o seu conhecimento na área?

Como livro, recomendo A vida secreta das árvores, de 2017. A obra foi escrita por Peter Wohlleben, nascido na Alemanha. O Engenheiro florestal participou da comissão nacional de gestão florestal do país passou a atuar na ecologia. Peter descreve a capacidade das árvores em se comunicarem por sinais e integração com fungos, bactérias e demais organismos vivos no solo. Apesar de parecer fantasia, esta é uma descoberta recente da ciência e revela o poder destas árvores, em colaboração mútua, trocando nutrientes entre si, ajudando as mais fracas, organizando estratégias de sobrevivência e competição. Elas pensam, sentem, guardam suas memórias. A leitura é acessível e muito interessante.


DICA DE SÉRIE
Vânia recomenda a série lançada em 2020 pela Netflix, Solo Fértil, em que cientistas e celebridades revelam como o solo da Terra pode ser fundamental para o combate às mudanças climáticas e a preservação do planeta. “O interessante da produção é que são revelados aspectos novos sobre as diferentes possibilidades de uso do solo, seja com monoculturas, produções integrando plantas de lavoura, florestas, criação animal, entre outras, buscando o uso racional deste recurso natural tão valioso, o solo”, destaca.

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