Pensar no futuro do planeta e plantar sementes para que as próximas gerações tenham um mundo melhor são preocupações constantes do Grupo STIHL. Recentemente, a Empresa anunciou sua estratégia global em busca da neutralidade climática, ou seja, reduzir e compensar a emissão de gás carbônico (CO2 ) a fim de neutralizar sua contribuição com o aquecimento do planeta. Numa etapa inicial, todas as fábricas da Alemanha e o centro de distribuição na cidade de Dieburg irão se tornar climaticamente neutros a partir deste ano.

UM PASSO DE CADA VEZ
As mudanças já estão acontecendo e incluem diretrizes que contemplam ações de proteção do clima a curto, médio e longo prazos. Depois da STIHL Alemanha, todas as outras unidades de produção global seguirão o plano em 2022: Brasil, Áustria, China, Estados Unidos, Filipinas e Suíça. Já as empresas de distribuição serão integradas na auditoria climática a partir de 2023.
A previsão é de que no futuro as emissões sejam reduzidas por meio da implementação de medidas de eficiência energética (que deve ser aumentada em 40% até 2030) e a geração própria de energia por fontes renováveis. Além disso, as emissões de CO2 que não podem ser evitadas a curto prazo serão compensadas por meio do apoio a projetos internacionais de proteção do clima certificados pela Gold Standard, entidade independente reconhecida mundialmente.

FAZER A DIFERENÇA DIARIAMENTE
Na cidade de Gatsibo, na Ruanda, a população local precisa ferver água em fogueiras para que consiga utilizá-la como água potável. Para isso, é necessário o corte de árvores para lenha. A fim de mudar esse cenário, o Grupo STIHL apoia um projeto de proteção climática local por meio do financiamento da renovação de poços de água limpa, diminuindo o desmatamento, evitando a queima da madeira e, assim, liberando menos CO2 na atmosfera.
Outras iniciativas com intuito socioambiental também são apoiadas pela STIHL no Brasil, como o trabalho de manejo florestal sustentável desenvolvido pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), no Pará, e o projeto Pró-Florescer, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ), que oferece cursos pré-profissionalizantes a jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Além disso, as orientações para buscar formas de diminuir o impacto ambiental estão presentes diariamente na fábrica de São Leopoldo (RS). Um exemplo disso é o novo Centro de Operações Motores, que irá funcionar dentro dos conceitos da Indústria 4.0 – com uma produção mais limpa e sustentável.

» A STIHL tem consciência da sua responsabilidade com o meio ambiente e estamos comprometidos com a meta estabelecida no Acordo de Paris* a fim de reduzir o aquecimento global para menos de 2° Celsius. Com a nossa estratégia, queremos fazer a nossa parte e expandir a gama de atividades de proteção climática. «

Dr. Michael Prochaska, membro do Conselho Executivo de Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos

* O Acordo de Paris é um tratado global aprovado em 2015 que estabelece medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC.

OS PILARES DA ESTRATÉGIA DE NEUTRALIDADE CLIMÁTICA DA STIHL

Eletricidade verde: no futuro, a STIHL Alemanha utilizará somente eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, o que permitirá que as emissões de CO2 das fábricas sejam reduzidas em cerca de 50%.

Eficiência e geração de energia: foco em conservar recursos nos processos de produção utilizando materiais de forma eficiente, evitando desperdícios, conservando água, eletricidade e calor. Até 2030, a previsão é que a eficiência energética seja aumentada em pelo menos 40%.

Compensação: a STIHL acredita no princípio de que a redução das emissões vem antes da compensação, porém, existem emissões inevitáveis que precisam ser amenizadas por meio de medidas compensatórias. Por isso, a Empresa apoia projetos internacionais de proteção ao clima que promovem iniciativas socioambientais que contribuem para a redução de emissão de gases do efeito estufa.

No Article rating
0 Reviews
O QUE VOCÊ ACHOU DA NEWS?
  1. AMEI
  2. GOSTEI
  3. Ok
  4. PODE MELHORAR
  5. NÃO GOSTEI