Uma homenagem especial da STIHL para o senhor Walter de Oliveira, falecido em junho deste ano. As empresas do Grupo COMAM e tantas outras derivam da sua garra e empreendedorismo, que para sempre servirão de inspiração a todos que com ele conviveram.

Pai de 12 filhos, avô 35 netos e bisavô de 30 bisnetos, Sr. Walter de Oliveira começou a trabalhar com produtos STIHL em 1976. Muito além de vender, ele conhecia com profundidade as técnicas da produção do campo, a rotina dos moradores das comunidades em que viveu e sabia identificar o que era preciso para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Infelizmente, Walter faleceu em junho deste ano, mas deixou um grande legado para a família e todos à sua volta.

Início dessa história 

Nascido em Guapiaçu (SP), Walter cresceu em fazendas de plantio de café nas redondezas de São José do Rio Preto (SP). Aos 8 anos já gostava de ajudar o pai nas atividades diárias. Quando adulto, sua família se mudou para o Paraná, onde também compraram terras. Foi ali que Walter conheceu Ana Maria Soares, com quem foi casado por mais de 60 anos.

Walter de Oliveira e a esposa, Ana Maria Soares de Oliveira
Divisor de águas

A abertura da Rodovia Transamazônica (BR-230) foi um divisor de águas para a sua família. Walter, a esposa e sete filhos saíram de mudança do Paraná, em uma Kombi, com objetivo de se instalarem em Altamira (PA). Alguns problemas no caminho os fizeram parar no estado de Goiás, onde se estabeleceram por um tempo e iniciaram seus negócios de vendas de máquinas agrícolas.

Família grande e unida: do Paraná para o Norte do país
Trabalho com produtos STIHL

Em 1975, Walter de Oliveira e o tio Ulisses de Oliveira começaram a trabalhar com produtos STIHL. Decidiram montar a Casa das Motosserras, que vendia equipamentos e prestava serviço de assistência técnica em Altamira e cidades próximas. Em 1977, mudaram o nome da loja para COMAM Máquinas.

Loja ganhou o nome de COMAM, comercializando
equipamentos e prestando serviço de assistência técnica
Em expansão

Em 1978, Walter iniciou a expansão de seus negócios para outras cidades do Pará, como Santarém, Itaituba, Marabá, Curionópolis e Uruará. Também passou a atender outros ramos de atividade: mineração de ouro e calcário, transportes rodo-fluviais. Nesta época, Walter já era conhecido por todos como um especialista e grande empregador na sua região.

Sonho realizado: loja já bem estruturada em Altamira, PA
Legado

Com o passar dos anos, Walter decidiu passar toda sua experiência e a maior parte de seus negócios para os filhos. Nos momentos em que não estava trabalhando, se dedicava às causas cristãs. Era um homem de fé. Seus filhos Joel, Walter Filho, Ana Inêz, Wilson e Welder, além de alguns netos, trabalham com produtos STIHL em suas lojas, dando sequência aos ensinamentos do pai.

» Pensar em meu pai é lembrar de um homem de muita fé, força e coragem. Perseverança e visão para o futuro sempre foram seus pontos fortes. Lembrar dele é sempre um momento de reflexão, dos conselhos e principalmente de bons exemplos que ele nos mostrou, pautado na fé em Deus e na honestidade. «

Wilson de Oliveira, filho

» As sábias palavras de meu pai e seus valiosos conselhos hoje me são muito úteis. Os exemplos deixados por ele, com certeza, tanto eu quanto muitos estão seguindo. Orgulho imenso de ser sua filha. «

Ana Inêz, filha

» Em minha apresentação final do curso de MBA fiz questão de contar o início da relação de trabalho do meu avô com a STIHL, para mostrar que seus ensinamentos vêm de berço e passam de geração em geração. Meu esposo Cleiton – que se apaixonou pelo comércio devido ao que aprendeu com meu avô – e eu pretendemos cultivar o seu legado por muitos anos. «

Kellem Andressa, neta

» Quando ainda menino, por volta de 1974, saíamos quase sem destino pelas estradas e vicinais de Goiás visitando fazendas e sítios para negociar os produtos por ele ofertados. Meu pai me levava para ajudá-lo em várias funções, principalmente abrir as porteiras das fazendas. Com isso tive bons exemplos dele e aprendi que trabalho e muita disposição nos impulsionam a alcançar nossos objetivos e realizar sonhos. «

Walter, filho

» Começamos a aprender desde cedo. Aos 16 anos fui fazer um curso na fábrica da STIHL, em São Leopoldo, para logo pegar junto no negócio. Hoje, já estamos na terceira geração de filhos e netos que têm lojas STIHL. Muito me orgulho dos ensinamentos e da força de trabalho deixada por meu pai. «

Joel de Oliveira, filho

No Article rating
0 Reviews
O QUE VOCÊ ACHOU DA NEWS?
  1. AMEI
  2. GOSTEI
  3. Ok
  4. PODE MELHORAR
  5. NÃO GOSTEI