A reforma tributária avança no Brasil, e a STIHL se prepara para essa grande mudança que envolverá a todos.

A reforma tributária era muito aguardada por todos os brasileiros. Afinal, ninguém gosta de pagar tanto imposto, não é mesmo? O sistema atual é bastante complexo, oneroso e juridicamente instável, o que acaba comprometendo a eficiência operacional e desestimulando investimentos no país.

“Hoje temos diversos tributos, cada qual acompanhado de um conjunto de obrigações acessórias, como declarações, guias, escrituração fiscal e prazos específicos. Isso nos exige uma infraestrutura tecnológica robusta, equipes qualificadas e constante atualização para mitigar riscos e evitar penalidades”, diz Cristiane Mobus, Gerente de Contabilidade.
A expectativa é de uma redução da complexidade e da burocracia tributária, com menos obrigações acessórias e maior padronização. Mas até a reforma ser concluída tem muito trabalho pela frente. Na STIHL, a preparação está a mil. Já foram realizados workshops internos, enviados comunicados aos clientes e iniciou-se um plano de ação.

“Neste momento nossa prioridade está sendo mapear as adequações necessárias para ficarmos em conformidade com as novas regras. Esse esforço contempla ainda a integração das mudanças ao novo ambiente do SAP S/4HANA”, alerta Cristiane.

A importância da adequação das notas fiscais às novas exigências legais
A partir de 2026, será obrigatória a inclusão dos campos referentes à CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e ao IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
Documentos fiscais que não estiverem devidamente ajustados serão rejeitados pelos sistemas autorizadores, o que pode inviabilizar a operação.
“Estamos trabalhando para garantir uma transição segura e eficiente. Contamos com sua colaboração e atenção para que possamos manter a excelência e continuidade de nossas operações.
Os desafios da implementação são grandes, mas a reforma é um passo importante para a nossa empresa e para a sociedade”, complementa.

ENTENDA A MUDANÇA

SUBSTITUIÇÃO DE 5 TRIBUTOS (PIS, COFINS, IPI, ICMS E ISS) POR 2:

CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços)
Federa

IBS (Imposto sobre Bens e Serviços)
Estadual e municipal

» Os desafios da implementação são grandes, mas a reforma é um passo importante para a nossa empresa e para a sociedade. «
Cristiane Mobus,
Gerente de Contabilidade da STIHL

No Article rating
0 Reviews
O QUE VOCÊ ACHOU DA NEWS?
  1. AMEI
  2. GOSTEI
  3. Ok
  4. PODE MELHORAR
  5. NÃO GOSTEI