A atividade do mercado agrícola é uma das mais importantes da economia brasileira há muito tempo.
Nesse setor já ocorreram diversas transformações ao longo da história do país, indo desde a produção canavieira, durante o período colonial, até as mais recentes transformações do café e da soja. Hoje, a agricultura se expandiu, se modernizou, e o Brasil se tornou uma potência com exportações para mais de 200 países. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente o agronegócio é responsável por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e 20% dos empregos no território nacional.
Em 2020, a pandemia do novo coronavírus não impediu que o agronegócio brasileiro batesse recordes e continuasse firme no mercado: só nas exportações o agronegócio brasileiro alcançou US$ 100,8 bilhões no ano passado — segunda melhor marca da História — o que representou um crescimento de 4% em relação a 2019, quando as vendas externas chegaram a US$ 97 bilhões, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Independentemente do cenário, o agronegócio parece estar mais blindado do que outros setores e pronto para novas safras históricas. No Brasil, o segmento é dividido em agricultura moderna, em que as inovações e práticas são mais avançadas, o trabalho manual é menor e a produção acontece em larga escala, sendo boa parte exportada; e em agricultura familiar, tendo a própria família como responsável pela propriedade e pela mão de obra, com renda vinda das atividades rurais que desempenha. Nesse caso, o principal foco é o mercado interno – e se destaca pela relevância no setor agro.

PAIS E FILHOS
A agricultura familiar do Brasil é a oitava maior produtora de alimentos do mundo e está por trás de 70% dos alimentos in natura consumidos em todo o país. Além disso, cerca de 10 milhões de pessoas trabalham direta ou indiretamente com ela, sendo base da economia de 90% dos pequenos municípios e gerando altos índices de faturamento. Culturalmente, a importância desse setor é ainda maior, porque ele envolve uma produção de menor impacto ambiental, manejada com cuidado e preocupação com o plantio e a terra.

EXPECTATIVA POSITIVA
Para os próximos anos, a previsão é de que a produção de grãos cresça ainda mais, e com o portfólio de soluções STIHL, as oportunidades de negócios para esse setor só vão aumentar.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prevê crescimento de 27% na produção de grãos do país na próxima década.

VOCÊ SABIA?

67% da produção de grãos se concentra no Paraná, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, com destaque para as culturas de soja e feijão.

São 430 mil propriedades da agricultura familiar no Norte, 2,5 milhões no Nordeste, 215 mil no Centro-Oeste, 680 mil no Sudeste e 817 mil no Sul.

86% dos cerca de 5 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil são de agricultura familiar.

A maioria das propriedades familiares tem uma área entre 1 e 50 hectares, na qual praticamente toda a terra é destinada para lavouras, pastagens e matas.

Fonte: IBGE Censo Agro 2017 e Embrapa

Campanha direcionada

Como dito, o agronegócio tem extrema relevância econômica, social e cultural no nosso país. E ele é feito pelas mãos de milhares de pessoas que trabalham com dedicação, empenho e orgulho por viver da terra. Pensando nisso, a STIHL criou uma campanha direcionada especialmente para esse mercado. A estratégia visa aproximar a marca dos pequenos e médios agricultores, estabelecendo e fortalecendo o relacionamento com esse público que faz a agricultura no Brasil. Para isso, ações publicitárias estão sendo realizadas, principalmente no ambiente online, para gerar familiaridade, estreitar laços e posicionar a STIHL como uma referência para as pessoas dessa categoria. O agro não para de crescer e, junto com ele, as diversas oportunidades de novos negócios. Conheça o mercado rural da sua região e identifique como sua loja pode auxiliar e crescer junto com esse setor

STIHL, junto de quem faz o agro, pelas redes sociais da marca

Bons negócios junto a quem faz o agro

Desde 1963, o mercado agro faz parte da história da Lothar Krause, concessionária elite no Rio Grande do Sul

A Lothar Krause foi fundada em 1963 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e, desde então, o agronegócio faz parte da trajetória da empresa. Além da matriz, a concessionária elite também possui uma filial em Venâncio Aires (RS) e é integrante da rede STIHL há mais de 50 anos. Ao longo do tempo, a loja diversificou os seus clientes e ampliou o atendimento também para o mercado urbano, mas as maiores oportunidades de vendas continuam sendo para o agronegócio. “Nosso maior público ainda é o pequeno agricultor, aquele que trabalha na agricultura familiar. Os fumicultores, produtores de tabaco, são a base para a nossa empresa”, diz Nilo Marion Junior, Gerente Administrativo da Lothar Krause.

TRADIÇÃO QUE VALE A PENA
De acordo com Nilo, a concessionária vende ainda mais no período das campanhas promovidas pela STIHL, e isso só se torna possível pela proximidade entre marca, ponto de venda e cliente, o que conta muito na hora de apresentar o portfólio de produtos aos produtores rurais.
“A STIHL fornece todo o suporte necessário para que possamos entregar equipamentos de alto padrão, gerando segurança e confiança, fatores muito importantes para conquistar os consumidores que trabalham na agricultura familiar”, explica o Gerente Administrativo.
Para se dar bem nesse mercado e decolar nas vendas, as dicas da Lothar Krause são ter uma equipe capacitada e realizar um atendimento de excelência no pós-venda. “Nós trabalhamos para prestar a melhor consultoria aos nossos clientes antes e depois de fechar negócio, pois é esse cuidado contínuo que vai gerar novas oportunidades de venda com os pequenos agricultores da região”, afirma Nilo.

» Os fumicultores, produtores de tabaco, são a base para a nossa empresa. «
Nilo Marion Junior, Gerente Administrativo da Lothar Krause

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