Tecnologia permite que STIHL e pontos de venda possam visualizar em um único local as quantidades de máquinas em estoque, além de volumes vendidos e comprados.

A Rota da Serra, de Taquara (RS), foi uma das pioneiras na utilização do sistema

A visibilidade de estoques é uma solução oferecida pela STIHL com grande adesão da rede de concessionárias. Hoje, mais de 90% fazem uso desse diferencial que permite identificar facilmente a quantidade máquinas em estoque, bem como os volumes vendidos e comprados pelos pontos de venda. Ao aderir à solução, basta a loja informar uma única vez seu estoque de motores. Depois, a atualização das aquisições feitas pelas lojas é enviada diariamente ao portal de visibilidade pela STIHL, e a comercialização entra automaticamente quando o ponto de venda emite a nota fiscal eletrônica. “Todo esse processo é conectado pelo número de série de cada máquina, ou seja, podemos saber se os equipamentos que foram comercializados ainda estão na nossa rede ou já estão nos clientes finais”, explica Fernando Pellegrini, Supervisor de Produtos e Planejamento. Ele destaca que a iniciativa é inovadora entre as subsidiárias da STIHL de todo o mundo, permitindo fazer ações promocionais, além de introduções e desativações de produtos, baseadas nas informações de estoque da rede. Além disso, tanto a loja como a equipe de vendas da STIHL têm acesso aos mesmos dados em um único lugar.

» Os pontos de venda podem emitir certificado de entrega técnica de forma automática, economizando tempo e reduzindo a possibilidade de erros de digitação. «

Fernando Pellegrini, Supervisor
de Produtos e Planejamento

DIA A DIA MAIS PRÁTICO

JAIME GROSSL, DA AGROPECUÁRIA GROSSL, DE RIO NEGRINHO (SC), ADOROU O NOVO RECURSO

Outra vantagem da visibilidade de estoques é que os pontos de venda podem emitir o Certificado de Entrega Técnica (CET) de forma automática, economizando tempo e reduzindo a possibilidade de erros de digitação. “Algumas lojas relatam que possuíam uma pessoa exclusivamente fazendo o processo do CET. Hoje, esse profissional foi alocado em outras atividades, otimizando o processo”, destaca Pellegrini. A Rota da Serra, de Taquara (RS), foi uma das primeiras lojas a utilizar o sistema, quando ainda estava na fase de testes, e aprovou com elogios. “Agora conseguimos ter um controle de estoque realmente efetivo, tudo fica visível no sistema. Podemos confirmar transações, selecionar determinado período para análise, entre outras tantas praticidades”, comemora o proprietário, Henésio Stumpf. Ele acrescenta ainda que antes o CET levava minutos para ser feito, e hoje, poucos segundos bastam – garantindo maior agilidade na hora da Entrega Técnica do produto ao cliente. Jaime Grossl, da Agropecuária Grossl, de Rio Negrinho (SC), também adorou o sistema. Logo que aprendeu a usar, já quis ensinar o filho, André. E a partir das informações obtidas, realizou pedidos de MS 361 e MS 382 para reforçar o seu estoque.

Henésio Stumpf, proprietário da Rota da Serra

MAIS INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

O consultor de vendas Marcos Guedes explica como a nova ferramenta fornece dados valiosos para o trabalho junto aos pontos de venda. “Para nós, consultores, essa é uma ferramenta importantíssima que qualifica muito nossa visita à rede de lojas, com informações precisas, que nos permitem ter uma fotografia da região em tempo real. Temos condições de avaliar possíveis cenários e tendências de comportamento do consumidor, que poderão ser mais bem trabalhados e de forma ainda mais estratégica. A assertividade desses dados nos possibilita assessorar os pontos de venda tanto no fornecimento quanto nas tomadas de decisões frente a esse mercado, que a cada dia fica mais competitivo.”

Marcos Guedes, Consultor de Vendas da STIHL na região Sul
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