O português Paulo Faustino é especialista em Marketing Digital com mais de 12 anos de experiência no mercado. Nesta entrevista, o palestrante de renome internacional fala sobre a importância do marketing para os negócios e as tendências para o futuro dessa área.

Como surgiu o seu interesse pelo marketing digital? O marketing digital surgiu na minha vida por acaso. Comecei a empreender aos 19 anos e aos 21 anos decidi me desligar desse primeiro negócio para trabalhar de casa. Isso me levou a descobrir os blogs e a criação de conteúdo. Em quatro anos, já estava ganhando bastante dinheiro com os blogs e isso me abriu as portas do mercado brasileiro. Em 2013, junto com mais dois sócios, criamos o evento Afiliados Brasil. Nesse ano abrimos a nossa empresa, que em 2015 deu origem à Agência Get Digital, agência de marketing digital em Portugal e no Brasil. As oportunidades foram surgindo e com elas o marketing se tornou um dos principais pilares da nossa atividade, o que nos levou a investir mais tempo e dinheiro na nossa formação, sempre com o objetivo de entregar aos nossos clientes e alunos o melhor conhecimento possível nessa área.

Você afirma que dominar as plataformas e ferramentas de marketing existentes não é mais a solução. O que isso significa? Significa que é preciso ter estratégia. Uma boa parte dos negócios sabem quais ferramentas usar e quais botões apertar. Mas isso não significa que eles serão bem-sucedidos, até porque a maioria não é. E é exatamente aí que muitos entendem a importância da estratégia, como essas ferramentas de marketing irão operar dentro do conjunto de ações e processos de cada empresa. Sozinhas, as ferramentas não funcionam. Somente com estratégia é possível atingir resultados de excelência e chegar a um determinado nível. Sem estratégia, não há negócio capaz de sobreviver.

» Uma boa estratégia de conteúdo, aliada a uma boa estratégia de venda e de relacionamento, é o pilar para o sucesso. « Paulo Faustino

Na sua opinião, quais as principais tendências na área para os próximos anos? O vídeo é e continuará a ser uma forte tendência para os próximos anos, porque ele é o formato de conteúdo mais completo que existe e é aquele que melhor permite transmitir a emoção desejada. O vídeo cria uma forte conexão emocional com a audiência e isso se traduz em mais público e, consequentemente, em mais vendas. As lives continuarão em forte crescimento também, pela sua autenticidade ao proporcionar um contato muito próximo entre apresentador e audiência e capacidade de conexão com todas as pessoas simultaneamente.

Você fala sobre as diferentes formas de transmitir conteúdo no ambiente online, mas o que é de fato conteúdo no marketing digital? São informações ou conhecimentos usados em publicações nas redes sociais. É a razão pela qual alguns perfis têm enorme sucesso e outros nem tanto. Criar conteúdo de qualidade e com uma frequência alta não é uma tarefa fácil e requer que você tenha não só estratégia, como também metodologias de produção de conteúdo eficazes e que possam ajudar você nessa jornada.

Como uma empresa tradicional pode começar no marketing digital e que dica você daria aos lojistas que ainda estão engatinhando nesse meio? Uma boa estratégia de conteúdo, aliada a uma boa estratégia de venda e relacionamento, é o pilar para o sucesso nesse meio. O que significa que são necessários dois componentes muito importantes: conteúdo + vendas. Sem estratégia, por mais que você crie conteúdo, ele não vai gerar o engajamento desejado e não despertará o desejo nesse mesmo público de comprar de você. É preciso mais do que isso. O conteúdo representa hoje 95% de todo o trabalho que fazemos em digital, enquanto os restantes 5% são ocupados com venda, em momentos cruciais. E isso não significa que a gente não venda todos os dias, é lógico que sim. O que acontece é que o conteúdo é a melhor forma de você vender sem a necessidade de vender. Ele funciona como uma âncora para o seu trabalho e para a construção da sua
autoridade no mercado.

Para finalizar, que dica você daria aos mais de 4 mil pontos de venda da STIHL que querem investir em marketing digital? Criem uma boa estratégia de criação de conteúdo, aliada a uma estratégia de venda e relacionamento com o cliente. Os clientes hoje não querem somente comprar. Eles querem viver toda uma experiência de convivência e relacionamento com os seus fornecedores. Isso significa que é necessário disponibilizar meios de contato que facilitem esse relacionamento (como pelas redes sociais e WhatsApp, por exemplo), criar conteúdos que possam ajudar realmente as pessoas (você pode ensinar os clientes a usarem os equipamentos por meio das redes sociais da sua loja, por exemplo) e vender somente quando isso faz sentido comercialmente. As redes são sociais, não são comerciais. O que significa que é necessário existir um forte componente de socialização e relacionamento com os potenciais clientes a partir de todos os canais onde a sua marca está presente.

Você é reconhecido como um dos profissionais mais influentes na área do marketing, a que você atribui esse sucesso?Ao longo dos últimos 14 anos, construí bastante coisa, ensinei centenas de milhares de pessoas e contribuí para o conhecimento de muita gente através dos meus conteúdos, cursos e redes sociais. O compartilhamento de conhecimento mais recentemente através do meu livro Marketing Digital na Prática permitiu que muitos pequenos e médios negócios pudessem encontrar novas formas de se manterem vivos e faturarem mais. E é através do conhecimento que fazemos a diferença nesse mercado.


Dica de Livros

Paulo recomenda o seu livro “Marketing Digital na Prática”, o do autor Luciano Larrossa, “Facebook para Negócios”, e o “Isso é Marketing!” do estadunidense Seth Godin.

Dica de Podcast

Acompanhe o podcast “Marketing Break” de Paulo Faustino e confira mais dicas para investir nessa área.

Vídeos para a sua loja

Como Paulo diz, o formato em vídeo é o mais completo para transmitir informações. E você pode utilizar os vídeos do canal da STIHL Brasil
no YouTube para incrementar o conteúdo das redes sociais. Acesse o canal e compartilhe os vídeos nos perfis da sua loja. Toda a semana, um vídeo novo lá.

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