No dia 11 de janeiro, a STIHL completou 48 anos de atuação no Brasil. Ao longo desse período, foram inúmeros desafios, conquistas e, principalmente, resultados cada vez melhores. Especialmente na última década, a STIHL cresceu 374% em faturamento, uma verdadeira (r)evolução. A seguir, conheça alguns dos principais aspectos dessa trajetória de sucesso.

PESSOAS
Internamente, a STIHL valoriza relações de longo prazo, investindo em seus colaboradores para que cresçam e evoluam com a Empresa. Há quatro anos consecutivos, está entre as cinco melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul na categoria organizações de grande porte do ranking GPTW (consultoria Great Place To Work). Também há três anos figura na classificação nacional desse ranking. Junto a sua rede de concessionárias e cadeia de fornecedores, o relacionamento igualmente é marcado pela fidelidade e crescimento conjunto. Já são mais de 4.000 pontos de venda de Norte a Sul do Brasil, capilaridade extremamente importante para o atendimento aos clientes – onde quer que eles estejam. Atualmente, a rede de distribuição está presente em cerca de 40% dos municípios brasileiros.

INFRAESTRUTURA
Na fábrica da STIHL em São Leopoldo (RS), o novo Centro de Operações Motores, que teve sua construção finalizada em 2020, é um dos marcos no ciclo de modernização das suas instalações industriais. Esse processo começou com os prédios para a fabricação de cilindros, ferramentaria e fundição de magnésio, seguido pelo prédio de Tecnologia da Informação e Financeiro, outro para Marketing, Vendas, Expedição e RH, até a nova estrutura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em 2018. Tudo isso associado a grandes avanços tecnológicos, de qualidade e produtividade, fundamentais para manter a STIHL ainda mais competitiva no mercado mundial. Para acompanhar o aumento da produção, o número de colaboradores também cresceu muito nos últimos 10 anos – de modo que, em 2020, a capacidade do restaurante foi ampliada em 65% no número de posições. Outro investimento de extrema importância no ano passado foi a inauguração de um novo Centro de Distribuição (CD), em Jundiaí (SP), o primeiro fora de São Leopoldo (RS). Com o novo CD, houve uma redução de cerca de 60% no tempo de entrega para São Paulo e em média 35% para os demais Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Norte.

Novo Centro de Operações Motores foi um dos maiores investimentos realizados recentemente na fábrica brasileira

»A confiança da matriz da STIHL em nosso trabalho é muito grande. Em 2020, os investimentos na fábrica brasileira não pararam mesmo diante de todo cenário turbulento no mundo. Para este ano, novos recursos já estão programados.«
Cláudio Guenther, que está há 13 anos na STIHL, sendo desde 2011 na Presidência

PRODUTO
O portfólio de produtos teve um crescimento muito expressivo na última década, aumentando em quase 75%. Em 2012, a STIHL lançou sua primeira linha de produtos a bateria no Brasil, tecnologia inovadora e sustentável que cresce e conquista clientes cada vez mais. Todos os anos, os lançamentos são muito aguardados e divulgados antecipadamente para a rede STIHL – e não será diferente em 2021.

QUALIDADE
Se as vendas seguem em alta ano a ano é porque existe a confiança nos produtos STIHL. A qualidade é resultado do trabalho de todos os envolvidos com a marca, diariamente, por meio de processos de manufatura, administrativos e comerciais competitivos, direcionados à Indústria 4.0, buscando a vanguarda em tecnologias e em conformidade com a cultura corporativa.

CONFIANÇA
Ao contrário de muitas multinacionais que chegam ao país e não mantêm uma trajetória linear de crescimento, gerando insegurança a concessionários e colaboradores, a STIHL tem a sua atuação consolidada ano a ano. A matriz da Empresa, na Alemanha, comprova a confiança no trabalho desenvolvido no Brasil por meio de constantes investimentos. Recentemente, foram aprovados mais R$ 50 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos para a planta de São Leopoldo(RS).

QUALIFICAÇÃO
A qualificação é uma das premissas básicas do Grupo STIHL no mundo inteiro. “Máquinas não são nada sem as pessoas”, costuma frisar Peter Stihl, Presidente do Conselho de Administração mundial. Para que ocorra a venda consultiva, que faça realmente a diferença na vida do cliente, os treinamentos fazem parte da rotina de qualificação dos pontos de venda, sejam presenciais ou pela internet, alcançando um número cada vez maior de profissionais.

A força para crescer

Confira alguns números da década que comprovam o avanço da STIHL no Brasil.

FÁBRICA


INVESTIMENTOS NA FÁBRICA DA STIHL (EM REAIS)

2020 a 2021 | 1.22 bilhão

2021 | 360 milhões*

* Planejados

EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO LÍQUIDO DEPOIS DOS DESCONTOS

ÁREA CONSTRUÍDA NA PLANTA BRASILEIRA

NÚMERO DE COLABORADORES

MERCADO


NÚMERO DE PONTOS DE VENDA

AVANÇO NO PORTFÓLIO DE FERRAMENTAS MOTORIZADAS

QUALIFICAÇÃO DA REDE

2010 • 857 treinados presencialmente
2020 • 10.289 nas modalidades EAD, online e presencial

No Article rating
0 Reviews
O QUE VOCÊ ACHOU DA NEWS?
  1. AMEI
  2. GOSTEI
  3. Ok
  4. PODE MELHORAR
  5. NÃO GOSTEI