O CEO da Vendas On Live, sócio-fundador da Riominas Seguros, apresentador, vendedor e palestrante dá dicas para se destacar na área comercial.

Você é um profissional de vendas consagrado, como começou na carreira?
Comecei minha carreira de vendedor aos 18 anos em uma empresa familiar. Meu pai era funcionário público e minha mãe já atuava na área de vendas havia alguns anos e tinha aberto, havia pouco, uma corretora de seguros. Comecei como office boy e em poucos meses já fazia parte do time de vendas. Dois anos depois, me mudei de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro e abri minha própria corretora, que neste ano completa 30 anos de mercado.
Os primeiros anos em solo carioca não foram nada fáceis e aprendi, na prática, que a adversidade te leva a dois possíveis caminhos: desistir, que é o mais fácil, ou ser resiliente e seguir em frente acreditando que a cada a dia você está mais próximo de alcançar seus objetivos. Sem pestanejar eu escolhi o último e não houve um dia sequer que eu tenha tido vontade de voltar atrás.
No início dos anos 2000, sete anos depois de minha chegada ao Rio, procurei por um curso de teatro a fim de espairecer um pouco e tornar mais leve o meu dia a dia de empreendedor-vendedor. O que eu não sabia, nessa ocasião, é que isso viria a ser um grande passo na minha jornada no mundo das vendas. Depois de me aventurar um pouco como ator no teatro, TV e cinema, fui convidado para participar de um teste no canal de TV ShopTime e fui aprovado! Sem sombra de dúvidas minha experiência como vendedor foi percebida como um grande ativo. Eu era o único apresentador com esse currículo. Todos os demais eram originários do jornalismo ou das artes cênicas.
Foram 11 anos vendendo ao vivo, diariamente, toda a sorte de produtos, desde cama, mesa e banho, utensílios de cozinha, móveis e moda a produtos de informática e eletrônicos. Foi uma grande escola!
Em 2020, com o fechamento do comércio físico em razão da pandemia, o segmento de Live Commerce rapidamente ganhou tração e surgiu então a oportunidade de ajudar empresas e empreendedores a criarem estratégias de sucesso nessa nova plataforma de vendas. Mais uma vez empreendi e criei a Vendas On Live, uma empresa que presta consultoria, prepara vendedores/apresentadores, realiza lives e vídeos curtos de vendas, além de ser embaixador de algumas marcas e participar, pessoalmente, de suas lives e vídeos. Recentemente tive a honra de representar a STIHL em sua primeira live commerce, realizada durante a Agrishow, e repetir a dose na Expointer.

Qual a sua principal dica para quem também deseja ter sucesso com a comercialização de produtos?
Um bom caminho para ter sucesso nas vendas é, antes de mais nada, entender exatamente qual a função e o propósito do vendedor ou revendedor. Em poucas palavras, o vendedor é o principal elo entre o produto e o ser humano que vai se beneficiar de sua utilização.
Essa é sua função. E para o bom desempenho é necessário conhecer bem o produto e, principalmente, todos os benefícios que ele pode agregar na vida do consumidor.
Além disso, seu propósito deve ser ajudar esse ser humano a realizar o desejo de encontrar o produto que melhor atende às suas necessidades. Pode parecer óbvio, mas é mesmo mais simples do que imaginamos. O sucesso começa no orgulho de ser vendedor e termina na satisfação de ver um cliente verdadeiramente feliz. Nunca é sobre produtos.
É sempre sobre pessoas. Conhecer bem a essência do ser humano ajuda o vendedor a se tornar mais sensível e enxergar além das soluções práticas que um produto pode atender. De uma maneira geral, todos querem se ver livres de medos, dores e perigos, curtir a vida, aumentar a longevidade, viver em condições confortáveis, cuidar e proteger as pessoas que amam, ter aprovação social, estar acima da média e, sobretudo, garantir a sobrevivência. Estar atento a isso abrirá uma nova perspectiva sobre como o seu produto pode atender a verdadeira necessidade de seu cliente e, naturalmente, alavancar as vendas.

Como as redes sociais influenciam para um bom desempenho nas vendas?
A redes sociais se tornaram uma das principais plataformas de consulta dos consumidores quando buscam por um produto ou por algum conteúdo relacionado, para que possam tomar uma decisão de compra mais acertada.
Diante dessa realidade, estar ativamente presente nas redes sociais se tornou fundamental para empresas e vendedores. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Produzir conteúdo relevante sobre seus produtos funciona também como um convite ao consumidor, a partir do conceito de retribuição, a prestigiá-lo quando houver a necessidade de comprar um dos itens que sua empresa vende.
O que está em curso é o gatilho da reciprocidade. Você oferece o conteúdo de graça e o consumidor lhe retribui comprando com você.

Qual a sua orientação para o uso do WhatsApp?
O WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação do ser humano. As empresas, por sua vez, já entenderam que o consumidor é soberano na decisão sobre seu ponto de contato preferido com uma marca ou empresa.
Estar disponível de forma planejada e eficiente no WhatsApp pode ser um fator decisivo para o cliente consumir o seu produto. Além do atendimento passivo, essa ferramenta tem sido utilizada também como uma grande aliada para alavancar, de formar ativa e robotizada, as vendas.
Neste caso, contar com a ajuda de uma empresa de automação e inteligência na comunicação pode ser um bom ponto de partida.

» Nunca é sobre produtos. É sempre sobre pessoas. «
Guilherme Almeida, CEO da Vendas On Live

Dica de LIVRO por Guilherme Almeida

Há disponível no mercado uma vasta literatura sobre técnicas de vendas. Mas como, particularmente, sou desconfiado das infalíveis ‘receitas de bolo’, costumo dar preferência a ler livros que me ajudam a conhecer e entender melhor a alma e a mente do ser humano. Então sugiro dois que curti.”

No Article rating
0 Reviews
O QUE VOCÊ ACHOU DA NEWS?
  1. AMEI
  2. GOSTEI
  3. Ok
  4. PODE MELHORAR
  5. NÃO GOSTEI